Grátis: imagens para quadro de rotina


Nossas Crianças com TEA apresentam uma rigidez de pensamento e uma dificuldade em compreender contextos, ao mesmo tempo estas crianças possuem uma memória visual preservada, assim recursos visuais as fazem se adaptar melhor aos diferentes ambientes que frequentam.
Entender a escola, as terapias e até mesmo sua própria casa pode ser bem confuso para a criança com TEA. Na escola, por exemplo, ela pode não entender que horário será o lanche, a aula de artes ou o horário da saída; na terapia pode não entender o momento que irá pegar o jogo que tanto gosta; e em sua casa pode não entender o horário que seu irmão chega da escola para ir para o computador com ele.
Quando a criança passa a saber o que vai acontecer com ela durante o turno, dia ou semana, a ansiedade é eliminada, o medo do inesperado diminui, e os comportamentos inadequados se reduzem. O que ela precisa fazer e por onde ela precisa passar passa a ser previsível, ela passa a compreender o que se espera dela, se adapta as situações do dia a dia e torna-se mais independente.
Um quadro de rotina bem estabelecido, favorece o aprendizado da criança no geral, e nada mais é do que um recurso visual que sinaliza as atividades que a criança deve desenvolver dentro de um período de tempo.
A apresentação deste quadro ou painel de  rotina pode ser feita de diferentes formas, devemos entender e respeitar a individualidade de cada criança para montar o seu painel, se a criança ainda não faz representações de objetos deve-se usar em seu painel materiais concretos e se a criança já representa objetos pode utilizar fotos ou figuras destes objetos, por exemplo. Eu intercalava com fotos e imagens da internet. mas as fotos são bem legais!!
As pessoas e os ambientes devem estar preparados para a inclusão, criar recursos para acolher e adaptar a criança com TEA é incluir!
No entanto, não deixe de montar o quadrode rotina do seu aluno ou filho!!! Todos tem muito a ganhar..quer saber mais sobre a rotina de uma criança autista? siga-nos no instagram:



























Comentários

  1. Muito obrigada, vai me ajudar muito com meus alunos em especial a aula com TEA. Sobre regras de convívio e combinados de sala de aula, vcs tem algum material?

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosas dicas muito obrigada por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar um material tão rico como este. Gratidão

    ResponderExcluir
  4. Nossa, bem o que eu estava precisando! Obrigada por compartilhar tais imagens!

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADA, POR COMPARTILHAR ESSE MATERIAL TÃO RICO.

    ResponderExcluir
  6. nossa estava louca atras disso para meu aluno, muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  7. Material bem legal, porém lamento que não haja desenho algum retratando uma criança afrodescendente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pistas visuais: Pode e Não Pode.